
A Arte Urbana na Índia segue uma estética que mistura o pensar indiano e o inglês. Ao estudar símbolos,desenhos e tipologia nas ruas de cidades da Índia, a designer Meena Kadri resgata, através de fotos, imagens produzidas com finalidades diversas. Muitas vezes, as imagens servem como propaganda, mas preservam traços ancestrais.
A pesquisa sobre os tipos que se espalham pela Índia é uma paixão antiga de Meena Kadri. Nascida na Nova Zelândia, Meena manteve a memória viva sobre a Índia por causa de seu avô, um dos políticos mais atuantes da luta pela independência e descolonização. A ideia dessa antropólogo-designer é incentivar cada vez mais olhar para a ancestralidade de cada localidade. Para ela, a sabedoria dos povos da terra, os povos originários, é essencial para moldar o nosso futuro. É a partir deles que, hoje, conhecemos nosso poder de adaptação e nosso processo coletivo. A prosperidade para o planeta depende dessa consciência entre o aceitar e conviver.
Meena Kadri é pioneira no design thinking. Trabalhou durante anos na IDEO, uma empresa internacional de design e consultoria em inovação, fundada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, em 1991. A empresa tem escritórios em Boston, Chicago, Londres, Munique, Nova Iorque, Palo Alto, São Francisco, Xangai, Singapura e Tóquio. Kadri liderou a estratégia de envolvimento da comunidade para sua plataforma de inovação social OpenIDEO e aconselhou sobre o envolvimento da comunidade para IDEO U. Atualmente, ela está concentrando seus esforços em casa como consultora estratégica de criadores de experiências digitais com propósito: Springload.
A linguagem múltipla
A criação da tipografia propriamente dita foi iniciada pela sistematização de Gutemberg ao inventar a prensa. Esse processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente, dá condições de entendermos ordenadamente a estrutura e a forma da comunicação proposta. No caso de Meena Kadri, o que ela faz é pesquisar a tipografia artesanal, observando as manifestações socioculturais, funções e implicações do tipo e da criação de tipos.
Um dos exemplos de multiciplidade na arte da tipografia é a B a capa da edição da Creative Review Magazine (Reino Unido), criada com a colaboração entre a dinâmica casa de design de Mumbai Grandmother e os artistas de táxi locais, Swami Art, que caracterizam um táxi em solo indiano.

“Para qualquer visitante atento ao design, os táxis amarelos e pretos de Mumbai, que constituem a maior parte do tráfego horrendo da cidade, são uma visão maravilhosa. A maioria é ricamente decorada com um repertório das coisas favoritas do motorista: como uma página do MySpace sobre rodas. O sagrado e o profano estão nos para-brisas traseiros, asas e para-choques enquanto as referências visuais aos deuses se misturam com títulos de filmes, logotipos de marcas ocidentais e padrões geométricos complexos. À noite, essas formas vívidas deslumbram sob as luzes da rua e os faróis dos carros. Para nossa edição de abril, contratamos nosso próprio táxi de Mumbai”, destaca o texto da Creative Review.